segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O poder dos blogs


Os blogs são rápidos, flexíveis e vivem mudando, mas um aspecto fascinante é o paralelo que podemos traçar com o mundo do branding. Algo que toda marca almeja é se relacionar de forma cada vez mais íntima com os seus consumidores. Muitas buscam concretizar esse desejo através de produtos personalizados. Particularmente vejo que essas soluções estão muito aquém do que poderia ser feito. Por mais que uma empresa invista em divulgação e propaganda, basta um comentário negativo de uma pessoa próxima a você para derrubar toda aquele esforço realizado na divulgação do produto ou serviço. Não existe pesquisa, dinheiro ou técnica que tenha o poder de um simples comentário. Tal fato impõe que qualquer marca deve falar diretamente (e ser compreendida e entendida) com os seus consumidores. Para isso ela precisa necessariamente de um canal que fale diretamente com a afinidade dos seus clientes. É aqui que surgem os blogs. Blogs são criados e mantidos por pessoas. O sucesso de um blog está intimamente ligada ao seu criador. Ele é a mola mestra; a verdadeira entidade por detrás da marca. Se uma marca fosse edificada como um blog, sendo sempre próxima, sincera e atenciosa com o seu público, será que os seus erros e acertos seriam tratados de forma diferente? Acredito que o modelo branding blog possa funcionar perfeitamente com pequenas empresas, pois o contato com “os chefes” da empresa é muito mais direto e simplificado como acontece em um blog. Sem contar que para criar um blog você não precisa ter conhecimentos técnicos e não precisa ser um expert em tecnologia. Ai está o pulo do gato e por isso estamos percebendo o aumento de blogs em detrimento ao número de sites corporativos. A definição de blog impõe interatividade e esse é o caminho da comunicação daqui pra frente. Para quem quiser saber mais sobre o tema, visite a wikipedia: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog) e veja também esse vídeo que ensina, em poucos minutos, como criar seu próprio blog. (http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A)
Renato Frigo – Diretor de Contas | Clic Interativa

Nenhum comentário: