sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O Marketing Olfativo


André Zanelatto – DROM Fragrâncias


“O Marketing Olfativo, assim como as outras vertentes do marketing sensorial – visão, tato, paladar e audição – tem como objetivo CRIAR e/ou RESGATAR experiências boas na vida do consumidor. A associação de bons momentos, um cheiro característico, constituirá também a identidade e a personalidade da marca, ação ou campanha. Afinal, com os odores conseguimos comunicar vários sentimentos.

O cheiro pode ficar gravado na memória de uma pessoa por muito mais tempo do que qualquer outro tipo de mensagem recebida. Hoje em dia, tanto na criação de Perfumes de Alto Prestígio quanto de fragrâncias para serem utilizadas em ambientes, é comum que os clientes, ao brifarem casas de fragrâncias queiram que a criação remeta a um fato do passado ou uma sensação atual para tornar o perfume ainda mais real (por exemplo, uma sensação de que quando comíamos bolos na casa de nossas avós durante nossa infância) pode ser facilmente transmitida através desse odor.

Para que isso aconteça, uma real alquimia é feita, onde são misturadas muitas, dezenas, ou até mesmo centenas de ingredientes (matérias-primas) diferentes para se transformarem em uma única fragrância, um único cheiro, que o fará sentir coisas que somente um bom odor conseguiria alcançar em sua mente. Mas cuidado, como toda forma de comunicar algo pode ser mal interpretada, um perfume errado, na hora errada, no local errado, também pode ser uma péssima ferramenta de marketing.

Justamente, uma análise prévia de: conteúdo x contexto x coerência é fundamental! E é claro, um toque de bom gosto, é sempre bem vindo!”

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